As algas marinhas são utilizadas como fonte de alimento desde o começo da vida e são bem aceitas como fonte de nutrientes em todo o mundo. Para os japoneses, as algas são inclusive consideradas os “vegetais do mar”. As algas são ricas em nutrientes essenciais, oligoelementos e outras substâncias bio-ativas. Por serem compostas de proteínas, lipídeos, polissacarídeos, minerais, oligoelementos, vitaminas e enzimas, elas são consideradas o suplemento alimentar ideal para o século XXI.
As proteínas encontradas nas algas marinhas apresentam qualidade superior e são ricas em aminoácidos essenciais e não-essenciais. Os lipídeos, presentes em baixas concentrações, são insaturados e, portanto, não apresentam perigo para o sistema cardiovascular. Os carboidratos são como mucilagens e, graças à celulose que contêm, apresentam efeito positivo em desordens digestivas.
Com relação aos minerais e oligoelementos presentes nas algas, estes são fontes ideais de cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, magnésio, cobre, zinco, cobalto e iodo. Os oligoelementos têm um papel essencial no nosso organismo, pois estimulam e aceleram processos de eliminação do excesso de água, lipídeos e toxinas.
Neopuntia