Com relação aos minerais e oligoelementos presentes nas algas, estes são fontes ideais de cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, magnésio, cobre, zinco, cobalto e iodo. Os oligoelementos tem um papel essencial no nosso organismo, pois estimulam e aceleram processos de eliminação do excesso de água, lipídeos e toxinas.
As algas também constituem uma potencial fonte de compostos polifenólicos antioxidantes, pois, como todo organismo vivo, elas também desenvolveram mecanismos de proteção contra as condições estressantes do meio em que vivem. Os polifenóis marinhos sintetizados pelas algas são diferentes dos encontrados nas plantas terrestres e pertencem a uma família denominada florotaninos. Os polifenóis marinhos são compostos pelo monômero floroglucinol.
Estrutura do floroglucinol
Os polifenóis das algas tem muitas propriedades biológicas: antimicrobiano e antifúngico, proteção contra radiação ultravioleta e na desintoxicação por metais pesados presentes no mar. Estudos in vitro demonstraram que os polifenóis marinhos tem atividade antioxidante e apresentam efeito preventivo cardiovascular. Alem dessas ações, os polifenóis derivados do floroglucinol revelaram possuir efeito emagrecedor através da inibição das enzimas amilase e lipase. A inibição dessas enzimas pode resultar na redução da eficácia digestiva e, portanto, reduzir a ingestão e absorção de calorias.
Apos estudar as propriedades das algas marinhas, o laboratório francês Nexira Health desenvolveu o IDalG., um ingrediente natural composto pelo extrato prêmium da alga marinha marrom (Ascophyllum nodosum).
Propriedades
ID-alG. foi desenvolvido com base em duas propriedades complementares para o controle do peso:
- inibição das duas principais enzimas digestivas (alfa-amilase e lipase), envolvidas na digestão de açúcares e gorduras;
- aumento no metabolismo termogênico e redução de gordura.
Modo de acao do ID-alG
1) Inibiçao das enzimas digestivas. Estudos in vitro demonstraram o efeito inibitório de ID-alG. em duas das principais enzimas digestivas: lipase e alfa-amilase pancreatica.
Os protocolos de analise foram baseados na medida da atividade enzimática da lipase de origem bacteriana e da alfa-amilase de origem bacteriana ou suína. Esses protocolos de analise sao classicamente utilizados para o controle de qualidade de preparações enzimáticas. Atividade anti-lipase: o principio da medida e baseado na titulação dos ácidos graxos liberados (hidrolise enzimatica dos triglicerideos).
ID-alG. reduz em mais de 50% a atividade da enzima lipase, sob as condições do estudo.
2) Aumento no metabolismo termogênico e redução de gordura
O iodo tem um papel nutricional essencial, uma vez que participa na síntese dos hormônios da glândula tireóide. Esses hormônios interferem na regulação metabólica de diversos processos no nosso organismo, como:
- Metabolismo basal e termogênese: os hormônios da tireóide aumentam o metabolismo basal e a quantidade de oxigênio consumida pelo coração, músculos esqueléticos, fígado e rins;
- Tecido adiposo: os hormônios da tireóide aumentam a sensibilidade dos adipócitos a atividade lipolítica de vários hormônios;
"Teste comparativo com medicamento prescrito para perda de peso,
demonstrou que ID-alG. é mais eficaz na redução da atividade da enzima lipase."
Devido a sua rica composicão em minerais e oligoelementos, inclusive iodo, ID-alG. age da seguinte maneira:
1) O iodo proveniente de ID-alG. e rapidamente absorvido pelo estomago e intestino delgado (90%), passando para o plasma sanguíneo.
2) O iodo e distribuído, através da circulação sanguínea, para as principais regiões do organismo onde e utilizado, incluindo a tireóide. O iodo e o substrato essencial para a síntese dos hormônios tireoideanos T3 (contém 56,6% de iodo) e T4 (contem 65,4% de iodo).
3) Os hormônios da tireóide penetram nas células e se ligam a receptores específicos dentro do núcleo. Muitos processos fisiológicos associados aos efeitos dos hormônios da tireóide ocorrem através desses receptores. Na figura, esses processos são simbolizados por diversos mecanismos celulares que se iniciam no núcleo e resultam nas três principais consequências;
4) aumento na produção de energia (ATP);
5) ativação da mitocôndria;
6) estimulação de enzimas metabólicas.
7) Essas três consequências resultam no aumento do gasto de energia (ativação do metabolismo geral e termogenese) e na redução de gorduras e açúcares armazenados.
8) Contra-indicações: Pessoas com problemas na tireoide ou alérgicas ao iodo.
"Não se trata de propaganda e sim descrição do produto"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado por comentar
Sua Opinião é muito importante para nós